sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Moda agora é a roupa que hidrata e até evita rugas


Depois das roupas à prova de balas, que cortam fogo, aumentam a força, carregam bateria de celular ou que permitem dormir em pé, a última novidade no mundo da moda de alta tecnologia são trajes que prometem retardar o envelhecimento. Estas peças são feitas de fibra de bambu e linho, com acabamento em aloe vera, jojoba e vitaminas A, E e F. Os produtos são trabalhados com nanotecnologia onde ínfimas partículas de destas substancias são aplicadas na roupa e penetram na pele durante o uso. Este acabamento permanece na roupa durante o tempo de vida útil do produto independentemente do numero de lavagens e do tingimento.

Mais informações e mais exemplos sobre nanotecnologia na industria têxtil.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Nanotecnologia e Cancro


O objectivo do Instituto Nacional de Cancro dos Estados Unidos é utilizar a Nanotecnologia (sem dúvida um dos avanços tecnológicos chaves dos nossos tempos), para eliminar antes de 2015 as mortes e o sofrimento causados pelo cancro. Neste sentido as investigações actuais centram-se em como utilizar a Nanotecnologia para mudar de forma radical a capacidade da medicina para diagnosticar, compreender e tratar o cancro.

Investigações já realizadas conseguiram desenvolver nano-aparelhos capazes de detectar um cancro na fase muito preliminar, localizá-lo com extrema precisão, proporcionar tratamentos especificamente dirigidos às células malignas e medir a eficácia de ditos tratamentos na eliminação das células malignas. Mas as investigações continuam, e tal é o alcance dos últimos avanços tecnológicos neste campo, que experientes crêem que a Nanotecnologia transformasse as próprias bases do diagnostico, tratamento e prevenção desta doença mortal.

Graças a outro grande projecto, o Human Genome Project os cientistas sabem cada vez mas sobre o desenvolvimento do cancro, o que a sua vez cria novas possibilidades para atacar a base molecular desta doença. Não obstante, até agora os investigadores não dispunham das inovações tecnológicas necessárias para converter importantes achados moleculares em benefícios directos para vitimas de cancro. É aqui onde a Nanotecnologia pode assumir um papel chave, através do desenvolvimento de avanços tecnológicos e ferramentas capazes de transformar a capacidade diagnostica, terapêutica e preventiva da medicina actual.


FONTE