terça-feira, 18 de maio de 2010

Nanotecnologia transforma água do mar em água potável


A nanotecnologia deu mais um pequeno passo rumo ao progresso, desta vez foi através de um dispositivo capaz de converter água do mar em água potável. É um método revolucionário em relação aos métodos conhecidos até então.

O funcionamento deste dispositivo, que foi criado por uma equipa do MIT, baseia-se num seleccionador de iões que está num nano-canal, sempre que passa uma corrente de água iónica (salgada) por esse canal dá-se um processo chamado de "polarização por concentração de iões". Durante este processo são criados dois fluxos um com carga e outro com partículas neutras.

Este processo tem grandes vantagens a nível energético em comparação aos métodos convencionais, pois o seu consumo de energia é claramente mais pequeno, o que o torna, economicamente, menos dispendioso.

No entanto, este dispositivo só trabalha com pequenas quantidades de água. Segundo os cálculos dos cientistas, seria necessário integrar 1600 unidades nano para um dispositivo de 20 centímetros. Com isso seria possível gerar 300 mililitros de água por minuto.

Para mais informações.

1 comentário:

  1. O post é uma citação de um post do blogue Ciência Hoje. Não esconderam a fonte - o que é bom - mas estaria mais correcto se assumissem a transcrição com aspas, a autora e o blogue. A informação complementar é o resumo do artigo "Direct seawater desalination by ion concentration polarization" e não propriamente o artigo do blogue consultado. De qualquer forma é mais um excelente exemplo das potencialidades e aplicações da nanotecnologia.

    ResponderEliminar