domingo, 14 de março de 2010

Avepark


O Avepark é o parque de ciência e tecnologia de Guimarães, pertencente à Rede Internacional de Parques de Ciência e Tecnologia (IASP), implantado perto da vila das Caldas das Taipas, mais concretamente na freguesia de Barco, no Concelho de Guimarães, Portugal, a cerca de 8 km do centro da cidade.

Os sócios deste parque são:
.: Câmara Municipal de Guimarães - 51 %
.: Associação do Parque de C&T do Porto - 15 %
.: Universidade do Minho - 15 %
.: Associação Industrial do Minho - 15 %
.: Associação Comercial de Guimarães - 4 %

€ 9.061.312 foi o dinheiro investido na construção deste parque.
Este parque foi inaugurado no dia 6 de Setembro de 2008, quando já estava a fase de instalação inicial quase concluída.
Em parceria com a Universidade do Minho, ir-se-á instalar, no âmbito de uma candidatura efectuada à União Europeia, o Instituto Europeu de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa, primeiro Centro Europeu de Excelência em território nacional, assim como o Instituto de Nanotecnologias, Nanomodelação e Nanofabricação este ao abrigo de um acordo de cooperação entre as universidades do Minho, de Aveiro e da Nova de Lisboa, e a sua sede permanente será no Avepark.
Será ainda criada a Associação Spinpark, como um centro de incubação de base tecnológica, numa parceria entre a Universidade do Minho, o Avepark e a Associação do Parque de Ciência e Tecnologia do Porto.
O Avepark será ainda, uma das entidades envolvidas num acordo de cooperação entre o estado português e a Universidade do Texas.
Já foi feita a instalação de algumas empresas e prevê-se que, num prazo de 10 a 15 anos, sejam criados 4000 novos empregos, e se instalem 200 empresas.

Sem comentários:

Enviar um comentário